Amigas que acompanham o meu "Cantinho de Alegria"

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa!!!!


Peguei na Internet um texto que fala um pouco sobre o significado do "Coelho da Páscoa".

Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.
Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.

Para os cristãos, a páscoa é marcada pela ressurreição de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Além disso, a sexta-feira santa é a data assinalada pelo seu sofrimento, pela sua crucificação.

Existem algumas curiosidades sobre a história do coelho da páscoa. Na Alemanha, as
crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.
Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos da mesma. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.

Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Conta a mesma que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que o mesmo havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.


É isso ..... Desejo à todos um Ótimo Domingo de Páscoa!!!!

3 comentários:

Aprendendo Crochê disse...

Olá Regina!

Viemos retribuir sua visita em nosso cantinho e desejar um ótimo início de semana para Você!

Bjos

EQUIPE APRENDENDO CROCHÊ

Káthia Marchand disse...

Oie Regina!!
Vim retribuir a visita aqui no seu cantinho. Nossa menina, a sua casa é uma graça!
Amei viu?
Estarei muitas vezes por aqui, por que estou a partir de agora como sua seguidora.
Uma beijoka e apareça sempre tá?!
Eu amei o puxador de geladeira. Tentarei fazer um prá mim!!!

Beijossssss

jorge vicente disse...

espero que a sua páscoa tenha sido fabulosa e que tenha comido muitos coelhinhos!!!!

um abraço grande
jorge vicente