Amigas que acompanham o meu "Cantinho de Alegria"

sábado, 29 de agosto de 2009

Dia Nacional do Combate ao Fumo!!!

Olá!!!

Fiquei sabendo que hoje é o "Dia Nacional do Combate ao Fumo", e resolvi trazer alguns alertas que eu acho importante, mas que o fumantes não avaliam...

Ou seja, eles não percebem, que não estão fazendo mal apenas para a sua saúde, mas principalmente para a saúde de quem está ao seu redor.

textos grandes


Cigarro faz mal até pra quem não fuma

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) de 2006, o Instituto Nacional de Câncer, INCA, órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, aproveita para fazer um alerta:
cigarro faz mal até para quem não fuma. As crianças são um dos grupos mais atingidos. Elas correm, por exemplo, um risco cinco vezes maior de sofrerem morte súbita sem razão específica. O tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
“Se os adultos soubessem o que sofrem
as crianças expostas à fumaça do cigarro, nunca mais fumariam perto delas”, observa Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer. Quando a mãe fuma depois que o bebê nasce, este sofre imediatamente os efeitos do cigarro. Segundo Santini, durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno. “Ela fica intoxicada com a nicotina, podendo apresentar agitação, vômitos, diarréia e taquicardia, principalmente em mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia”, avisa.
Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observaram-se resultados mais graves como palidez, cianose (coloração azulada da pele e membranas mucosas devido à falta de oxigenação no sangue), taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada. Em crianças de zero a um ano de idade, que vivem com fumantes, há uma maior prevalência de problemas respiratórios em relação àquelas cujos familiares não fumam. Além disso, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.
Estudos também mostram que crianças com sete anos de idade, nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças: “elas são mais lentas para desenvolverem suas habilidades. Nota-se um atraso de quatro meses para a leitura e cinco, para a matemática, por exemplo”, explica Tânia Cavalcante, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA.
A fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada.

A fumaça que sai da ponta do cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular, quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. Os filhos de gestantes que fumam apresentam o dobro de chances de nascer com baixo peso e 70% de possibilidades de sofrer um aborto espontâneo; 30% podem morrer ao nascer.



Esse texto eu peguei do Blog: http://www.inca.gov.br, e tem mais....

Quem quiser continuar lendo, clique AQUI, e vá diretamente à página que está falando sobre esse assunto.

Abraços!!!!!


11 comentários:

vitoriascroche disse...

Oi minha amiga querida...como estão todos?saudades muitas saudades...de vez enguando me dê noticias...pode ser só um oi, já tá bom...bom fim de semana e mil beijinhos

vitoriascroche disse...

Oi minha mais que querida, tem selinho pata ti lá, tenha uma maravilhosa semana..beijinhos em ti e nos guris

Cristina Oliveira Ruiz disse...

OIE AMIGA QUERIDA, QUE HORROR ESSE TEXTO DO CIGARRO, EU SABIA QUE O CIGARRO FAZIA MUITO A SAÚDE, MAS SERIA MUITO BOM SE TODO MUNDO QUE FUMA SE CONSCIENTIZASSE, MAS ESSES SÃO OS QUE MENOS TEM CONSCIÊNCIA OU MELHOR NÃO QUEREM TER CONSCIÊNCIA DO MAL QUE ELE FAZ, E O PIOR DE TUDO É QUE SÓ FIZESSE MAL A ELES PRÓPRIOS ESTAVA BOM, MAS FAZ MAL A TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA... A GENTE QUE NÃO FUMA É OBRIGADA MUITAS VEZES A FICAR RESPIRANDO FUMAÇA DOS OUTROS, ACHO QUE ESSA LEI QUE FOI CRIADA AGORA EM SÃO PAULO TINHA MESMO QUE SE ESTENDER POR TODOD PAÍS. SERIA ÓTIMO, TALVEZ ASSIM QUEM NÃO FUMA TIVESSE SEU DIREITO PRESERVADO... NÃO TENHO NADA CONTRA QUEM FUMA, SÓ NÃO GOSTO É DE RESPIRAR MUITAS VEZES FUMAÇA DOS OUTROS,FICO MUITO INCOMODADA QUANDO ESTOU EM UM LUGAR PÚBLICO E FECHADO COM ALGUÉM FUMANDO; É HORRÍVEL; QUASE NÃO DÁ PRA SE RESPIRAR...
MUITO BOA ESSE POST QUE COLOCOU EM SEU BLOG AMIGA...
ÓTIMA SEMANA A TI AMIGA, E MUITOS BEIJINHOS CARINHOSOS, CRIS!!!

Sonhos de Crochê disse...

Oi Regina
Como esta os preparativos para a festa?Esse texto é bem assustador.
Me mande seu endereço para meu e-mail.Estou aguardando.
Uma boa semana.
Um bjo no coração.
Mary Nilva

Cafofo da Mônica disse...

OI,REGINA!
PARABÉNS PELA INICIATIVA EM COLOCAR ESTE TEXTO SOBRE CIGARRO.
EU FUMO,MAS GRAÇAS A DEUS AGORA VOU COMEÇAR UM TRATAMENTO PARA LARGA-LO.
MEU MEDICO DISSE QUE É UM REMEDIO QUE QUANDO DAMOS TRES TRAGOS NO CIGARRO COMEÇAMOS A SENTIR ENJOO.
E TODA VEZ A MESMA COISA, 3 TRAGOS E LÁ VEM O ENJOO. TENHO MUITA FÉ QUE VAI DAR CERTO.
AMIGA TENHO UM SELINHO PRA VOCÊ LÁ NO CAFOFO DOS MIMOS.
BEIJOS NO CORAÇÃO,
MÔNICA BEATRIZ.
PS: UM GRANDE BEIJO NOS GAROTOS.

Cristina Oliveira Ruiz disse...

Oie amiga querida, tem um selinho no meu cantinho pra ti, espero que goste...
Beijinhos carinhosos, Cris!!!

Cristina Oliveira Ruiz disse...

Ah! O nome do selinho é; Prêmio Mouse de Ouro... Beijinhos!!!

Cristina Oliveira Ruiz disse...

OIE AMIGA; PODE DEIXAR QUE JÁ ESTOU MONTANDO UM PAP DAS CAIXINHAS PRA VCS. JÁ, JÁ POSTO
LÁ PRA VCS...BEIJINHOS CARINHOSOS, CRIS!!!

Fran disse...

Oi querida!

Obrigada por participar da Promoção do meu Blog!

Amei teu cantinho e já sou seguidora!!

Tem Troquinha Oriental no meu Blog, se tiver interesse passa lá

Bjks e boa semaninha!!

Girassol disse...

Já tá inscrita querida. Aguardo um email com teus dados: NOME/ENDEREÇO (rua, número, bairro)/CIDADE/ESTADO/CEP/EMAIL/MSN/TELEFONE.
Obrigadinha por participar viu!! Tua inscrição foi a última!!! hehehe

Sonia Facion disse...

Oi Re!!!

obrigada por suas palavras.

Deixo essa estrela prá ti e selinhos no meu blog de mimos.


´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

Bjks

Sonia

Linda essa música!!!!