Amigas que acompanham o meu "Cantinho de Alegria"

sábado, 5 de setembro de 2009

Dia da Amazônia!!!

Olá!!!

Hoje é "DIA DA AMAZÔNIA".... Então resolvi deixar aqui algumas fotos e um texto que fala um pouco dessa maravilha.

Deixo claro, que tudo foi retirado da Internet e de vários lugares. Não criei nada.







A Amazônia é a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e maior biodiversidade do planeta.
Ocupa áreas de 06 países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, e Venezuela), sendo que 60 % da floresta estão localizados no Brasil, abrangendo os Estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. São quase 05 milhões de Km2.
Sem dúvida a Amazônia é um dos mais ricos ecossistemas do planeta, pois abriga 50% da biodiversidade mundial, com 1.800 espécies de pássaros, 280 de mamíferos, 3.000 de peixes e mais de 5.000 espécies de árvores e plantas.
Cientistas afirmam que na Amazônia existem inúmeras espécies de plantas, aves e insetos ainda sem classificação.
Também possui um dos maiores rios do mundo, o rio amazonas, que representa 17% de toda a água liquida do planeta e tem de 40 a 60 metros de profundidade podendo atingir 100 metros. O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, sob o nome de Marañon. Ao entrar no Brasil recebe o nome de Rio Solimões, até se encontrar com o Rio Negro, nas proximidades de Manaus, e passar a se chamar de Rio Amazonas.
No total, são quase 7.000 quilômetros de extensão. Alguns afluentes do Rio Amazonas chagam a medir mais de 1500 quilômetros. Os mais conhecidos são Negro, Tapajós, Xingu, Madeira e Jarí.
Nas lagunas ao longo do Amazonas floresce a planta Vitória Régia, cujas folhas circulares chegam a mais de um metro de diâmetro.
A bacia Amazônica é uma região muito plana, mas, em contraposição, abriga o maior pico do Brasil, o Pico da Neblina, com 3014 m. Apesar de ser pouco habitada, a região tem indícios de presença humana que datam de 12.000 anos antes de Cristo.
A Amazônia é um dos destinos brasileiros mais conhecidos internacionalmente e sem dúvida nenhuma deve ser visitada por nós brasileiros.


E para a nossa Surpresa, um novo estudo mostra que a floresta é “dura na queda” quando o desafio é combater uma seca.
Algumas previsões sugeriam que, em resposta à escassez de água, a taxa de transpiração das plantas diminuiria, acompanhada pela redução no processo fotossintético (estratégia usada pelos vegetais para transformar luz solar em alimento). Mas não foi isso que aconteceu durante a seca de dois anos atrás.
Segundo imagens de satélite, a floresta se tornou mais pujante, no que diz respeito à fotossíntese, durante a seca.
A explicação, segundo os cientistas, é que as árvores conseguem obter água em um reservatório profundo no subsolo, e assim compensar por eventuais secas.
É o nosso BRASIL, e a nossa NAUREZA, respondendo que nem sempre o HOMEM tem razão, e só DEUS tem as respostas para tudo.

Estamos sempre aprendendo e tentando entender, o que as vezes não podemos entender, e sim apenas aceitar e apreciar, simplesmente porque é BELO e existe.

BOM FERIADO Á TODOS !!!!

5 comentários:

Rosinha disse...

Que beleza, ótima idéia sua de mostrar esses lugares. Deixei um selinho para vc no meu blog de mimos beijusss.,

vitoriascroche disse...

Oi,Regina, pois é Diovanna ficou doente de novo, mas não énada sério,é uma infecção na urina,ela é assim mesmo,amiga...sempre tem uma coisinha, eu que não fico falando toda hora,mas as vezes é pulmão,outra é urina,outra é ouvido, e assim vai...essas crianças são muito delicadas, a gente aqui em casa cuida muito mas,tem coisas que fogem das minhas mãos...eu confio muito em Deus, e peço muita força tanto para mim,como para ela, e peço muito pelo meu marido para que ele tenha saude e possa dar esse suporte todo para a Diovanna...mas digo sempre amiga,que existem coisas piores, e já passei por cada situação...bom queria que tu me mandasse um e-mail, assim talvez vai dar certo os meus para ti...não consigo te mandar, tem cada email lindo...tenha muita paz em seu coração, tu é aquela amiga que eu tenho certeza em outra existência já estivemos juntas, falo sempre isso para o meu marido,ele fala que a gente tem que se conhecer pessoalmente, quem sabe um dia, né minha querida amiga fica com Deus...beijinhos

Cristina Oliveira Ruiz disse...

AMIGA MUITO LINDO ESSE POST SEU DA AMAZÔNIA... E MEUS PARABÉNS ATRASADO PELO SEU DIA, QUE VC TENHA MUITA SAÚDE, PAZ E AMOR, PORQUE O RESTO A GENTE CORRE ATRÁS; QUE VC CONSIGA REALIZAR TODOS OS SEUS SONHOS AMIGA...
NÃO ESTAVA ENTRANDO NA NET ESSES DIAS E SÓ HOJE VI...MAS O QUE VALE É A INTENÇÃO NÉ, EU ACHO RSRSRSRSRSRS!!!!
BEIJINHOS CARINHOSOS, CRIS!!!

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Edilene Uchôa Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Oi Regina vim fazer mais umas das minhas visitas a um dos cantinho que eu tanto admiro e gorto muito,querida tem um miminho pra vc lá no meu cantinho.bjkas....

Edna Kluck disse...

Adore seu blog, a musica entao e 10!!! seus trabalhos sao otimos, muito lindos!!!!Deus abençoe Edna!!!