Amigas que acompanham o meu "Cantinho de Alegria"

terça-feira, 27 de maio de 2014

REGISTRO DE ARTESÃO/MARCA

Boa tarde!!!

A Círculo é uma Parceira , que além de nos deixar informadas (os) sobre todas as novidades no mundo das artes com fios e tecidos, também nos mantem iformadas (os) com outros vários assuntos de atualidades.

Faz tempo que venho pensando em uma "Marca" para aplicar em meus trabalhos, para dar um ar mais charmoso, e nem tinha ideia da importância que tem esse assunto.

Mas, passeando nas páginas do http://www.ganhemaiscirculo.com.br, me deparei justamente com um texto que exclareceu todas as minhas dúvidas, e  resolvi compartilhar.
=================================================

Todo trabalhador habilitado e apto para o exercício de sua profissão, tem seu registro profissional. É assim com, por exemplo, os médicos, contabilistas, administradores, artistas, motoristas, psicólogos, e, com o artesão não é diferente.
É claro que todos podem, e DEVEM!!, fazer artesanato. Contudo um artesão será considerado profissional, somente quando estiver devidamente regulamentado.
O que é afinal o registro de artesão?
É o credenciamento profissional de quem faz artesanato profissionalmente ou seja, quem faz para vender. Para registrar-se é muito simples: basta comprovar o conhecimento da técnica e para isso deve ser apresentado um número mínimo de peças prontas (3 a 5) e fazer uma peça na presença dos examinadores. Este procedimento é agendado com algum período de antecedência.
E marca? O que é?
A marca é a identidade visual de um produto ou de um serviço, é uma identidade que distingue um produto entre os demais oferecidos no mercado. Quem desejar registrar uma marca pode consultar diretamente o INPI(www.inpi.gov.br) e informar-se a respeito. Não existe necessidade de intermediário para consulta, registros ou os pagamentos das taxas. O INPI fica no Rio de Janeiro, mas os registro de marcas – e até de patentes -podem ser feitos on line através do e-Marcas, disponível no site do INPI. Como saber não ocupa espaço, vale a pena a leitura.


Logomarca
Você tem uma logo? 
É a logo que vai distingui-lo de outros disponíveis no mercado. Se você faz sapatinhos de tricô, por exemplo, já sabe que existem muitas outras pessoas que se dedicam a mesma atividade que você, mas quem vê a sua logo associada a uma peça logo vai saber que aquele é o seu trabalho.
Invista em uma logo e faça tags para acompanhar as peças, etiquetas para aplicar aos produtos, adesivos para fechar embalagens, etc. Além disso, inclua sua logo na sua fanpage, nas respostas de emails, no blog e onde mais você estiver se comunicando com as pessoas que tem interesse em adquirir o que você oferece.
=================================================================================
Espero que tenha ajudado...
O texto completo, vocês podem verifucar AQUI .

Obrigada à todos da Equipe Círculo.


Bjs e Boa Tarde!





4 comentários:

Gislaine Soares disse...

Olá minha linda, post mais informativo gostei, só não sei aonde a gente deve se registrar, Deus abençoe e parabéns pelo blog, está cada dia , mais lindo, seguindo com carinho e alegria.
Beijinhos
artesdagis.blogspot.com

Aline Fonseca disse...

Oi, Regina muito obrigada pela visita e comentário! Mas tenho álbuns e álbuns onde usava só um papel, um título recortado por mim e enfeites bobinhos que eu inventava... Tudo é ir fazendo, praticando, liftando, usando sketch! Adoro!
Beijosssssssssssssssssss

MARIA REGINA MORGADO disse...

Oi minha flor!!!

Na link da Círculo eles explicam td direitinho... quem devemos procurar e onde. Dá uma olhadiha lá.

bjs

MARIA REGINA MORGADO disse...

É assim mesmo.... mas td temos que ter o dom e gostar muito tb.
Vc domina nessa área.

Bjs